“Dicas de comportamentos positivos para você levar pra sua rotina nessa quarentena.”

Oi queridos,

Desculpem o sumiço, mas prometo que agora estaremos sempre pertinhos por aqui, afinal muitas coisas aconteceram desde novembro, e fomos pegos de surpresa com esse vírus que está mudando a rotina de pessoas no mundo todo. Por isso, o post de retorno no blog vem com comportamento, dicas pra você levar pra sua rotina nessa quarentena, já que precisamos trabalhar a nossa mente, nosso corpo e nossa alma nesse momento e em casa.

Tenho feito lives quase que diariamente no meu IG @lucianapeixotoblog e filtrei alguns conselhos que achei bacana pra levarmos pro nosso dia a dia.

1- Organize sua rotina

A falta de rotina gera ansiedade. ” Precisamos criar uma nova rotina semanal ou diária. E rotina não precisa ser algo fixo, como marcar de fazer um exercício todos os dias às 14h. Você pode criar uma rotina no sentido de fazer uma programação simples para que você consiga cumprir e não se frustre com aquilo que você deixou de fazer”, explica o Psicólogo Flávio Veras.

 

Psicólogo Flávio Veras

2-Utilize a Tecnologia para o bem

Por mais que o isolamento social seja muito frustrante, não podemos negar que vivemos em uma era em que a tecnologia é capaz de ajudar (e muito) a superar este momento.

Imagine só como as pessoas em isolamento se sentiam anos atrás, sem WhatsApp, Instagram e Facebook para se comunicar com os amigos e familiares? Por mais que as mídias sociais causem sobrecarga de medo e pânico, elas também têm os seus benefícios.

A Dra Viviane Rodrigues Fernandes, nos deu uma dica interessante. “A pandemia do coronavírus tem o poder de aflorar sentimentos, portanto, é importante se manter de alguma forma conectado às pessoas que você ama. Sem contar que é uma ótima maneira de se distrair e passar o tempo. Mas utilizem a internet de forma saudável, cuidado com excessos de informações, reveja seus projetos e aproveitem para estudar, fazer cursos, e se especializarem em algo que gostem, existem vários cursos online gratuitos, aproveitem.”

Dra. Viviane Rodrigues Fernandes, dentista e especialista em estética Orofacial

3- Cuide de você 

Diante da pandemia, as clínicas estéticas, spas e salões de beleza foram obrigados a encerrar as atividades temporariamente, seguindo recomendação do Ministério da Saúde, para garantir a segurança de todos. Além disso, muitas mulheres estão cumprindo a quarentena e evitando deslocamentos para fora de casa. No entanto, isto não é motivo para descuidar da beleza e da saúde.

De acordo com Bárbara de Souza que é fisioterapeuta e especialista em estética afirma que mesmo sem poder ir à clínicas estéticas, há cuidados simples que podem fazer toda a diferença neste momento da quarentena para estar com a beleza e a saúde em dia.

Uma das dicas é você pegar a borra do café ( uma colher de sopa), misturar com pouquinho de azeite (colher de cafezinho), misturar bem e você consegue ter um esfoliante para o rosto exemplar, aplicar e deixar por 10 minutinhos. Pode ser usado também no corpo.

Acrescentes chás relaxantes e desintoxicantes à sua rotina

Invista em acrescentar à sua alimentação a ingestão de chás tipo Cavalinha, carqueja, hibisco, lavanda e valeriana.

Bárbara Souza, fisioterapeuta e especialista em estética

5- Movimente-se todos os dias para liberar o fluxo energético.

Água parada dá dengue e do mesmo modo nosso corpo não foi feito para ficar o tempo todo em repouso. É preciso manter o corpo em movimento para liberar o fluxo energético, ajudar na circulação, diminuir a retenção hídrica, eliminar toxinas e mantém o metabolismo em ordem.

Diga não à tentação do sedentarismo durante a quarentena e procure uma atividade para fazer em casa, mesmo que de curta duração. No canal do youtube tem diversas aulas para todos os estilos, só clicarem por lá e escolherem.

 

6- Cuidar da alimentação

Queridos é importante nos alimentarmos, prioritariamente, de comida natural, com frutas e muitos vegetais, proteínas e gorduras de qualidade, água e evitar o máximo que puder consumir açúcar, óleo vegetal e refinados. Manter uma alimentação saudável ajuda a fortalecer a imunidade, o que não te blinda de pegar doenças, mas quando seu corpo está com uma melhor imunidade ele irá combater melhor possíveis doenças.

 

 

7– Pratique Meditação 

Uma ferramenta valiosa e que já está no cotidiano de muitas pessoas deve receber ainda mais atenção agora. A meditação é grátis e pode ser feita em qualquer lugar da sua casa.

Você precisa apenas se sentar em uma posição confortável, fechar os olhos e não se prender a nenhum dos pensamentos que lhe ocorrerem. Caso você nunca tenha praticado, a recomendação é utilizar aplicativos com meditações guiadas, que poderão ser úteis no começo. Algumas dicas são Insight Timer e Headspace.

A meditação irá te ajudar a diminuir os níveis de ansiedade e estresse, além de ser benéfica para o fortalecimento do seu sistema imunológico. Afinal, quando a nossa mente vai bem, o corpo fica mais forte também.

Nesse período de quarentena, a dica é fazer pelo menos uma meditação por dia, mas se quiser ir além você pode começar e finalizar o seu dia com pequenas meditações para ficar mais tranquilo.

O mais importante é vocês estarem bem, e tenham a certeza que iremos sair melhores desse momento inédito que estamos todos passando. Eu já estava com saudades, mas teremos mais conteúdos por aqui nessa quarentena e sobre diversos assuntos, só ficarem de olho nos posts, e me acompanhem também lá nas redes sociais e assistam nossas lives pelo https://www.instagram.com/lucianapeixotoblog/

Um abraço virtual pra você!

Luciana Peixoto

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