Começou o “Petrópolis Gourmet”

E ontem foi a Festa de Abertura do Festival Gastronômico mais famoso da Serra, o “Petrópolis Gourmet”, estive lá e já adianto pra vocês, será uma delícia.

 

Festa de Abertura do Petrópolis Gourmet (Sesc Quitandinha)

 

Considerado um dos oito maiores festivais gastronômicos do país, o Petrópolis Gourmet começa hoje quarta-feira (06.11) com uma programação de dar água na boca. E quem pensa que apenas os restaurantes entram nesta programação se engana: o evento leva a alta gastronomia para as ruas.  Na Rua Teresa e Praça D. Pedro, chefs vão levar delícias para degustar com o público, são os “Agitos Gastronômicos” e ainda há a chance de aprender receitas especiais nas oficinas com chefs renomados.  E todas as oficinas são com entrada franca. Elas acontecem em espaços parceiros do evento, mas é preciso ficar atento às datas e inscrições.

 

 

                “A meta é envolver a cidade, envolver os moradores e consolidar ainda mais o Petrópolis Gourmet como um evento que apresenta mais uma grande qualidade da Cidade Imperial, que é a gastronomia. Por isso, o Petrópolis Gourmet vai estar nas ruas e também nas oficinas que são abertas a quem quiser aprender pratos especiais com chefs renomados. É um clima de celebração das raízes da cidade, com as culinárias alemã, portuguesa e italiana e queremos que todos participem”, destaca Samir El Ghaoui, presidente do Petrópolis Convention e Visitors Bureau, organizador do evento.

 

Samir El Ghaoui Presidente do PC&VB

  Nesta edição, a 19ª do Petrópolis Gourmet, 43 restaurantes participam com pratos especialmente elaborados para o festival – de 06 a 17 de novembro.  A cidade espera 20 mil pessoas  e a rede hoteleira, com 118 meios de hospedagem, tem tarifas especiais. O Petrópolis Gourmet tem pratos para todos os gostos e todos os bolsos – com menus iniciando em R$ 48,50.

          “A programação do Petrópolis Gourmet, além de saborosa, é uma viagem à cultura da cidade e aos países de sua colonização. É um festival para o paladar, mas também para saborear a história da cidade. Para curtir as atrações do Petrópolis Gourmet e também aproveitar a Cidade Imperial”, destaca o presidente do PC&VB.

          Os chefs, os cardápios, os preços dos pratos do festival e toda programação já confirmada do Petrópolis Gourmet estão na revista eletrônica do evento (www.petropolisgourmet.com.br) e nas redes sociais.

“Agitos Gastronômicos”: Rua Teresa e Praça D. Pedro recebem chefs renomados

Sexta-feira, (08.11), na Praça D. Pedro, nada menos que cinco chefs – Christian Cox, Marco Barbatti, Marcelo Nixon e Joeni Jacovazzo –  vão estar às 11h30 com delícias para serem degustadas pelo público. No sábado, (09.11), os chefs fazem a degustação, também às 11h30, na Rua Teresa.

15 oficinas de alta gastronomia com entrada franca 

Já as oficinas, este ano, são 15, todas abertas ao público. Os interessados, no entanto, devem ficar atentos, porque as vagas são limitadas. Nos casos das aulas-show oferecidas pelo Senac, as inscrições deverão ser feitas sempre meia hora antes do evento, diretamente no Senac, na Rua Alfredo Pachá. Nos shoppings e no Supermercado Bramil, as inscrições serão feitas na hora. Já para participar das oficinas na Toyoserra será preciso se inscrever antes pelo telefone (24) 3302-2368.

Quem participar das oficinas deve levar um quilo de alimento não perecível como inscrição simbólica. A arrecadação do Gourmet Solidário vai ser destinada a três entidades: Associação Petropolitana dos Pacientes Oncológicos (APPO), Grupo de Comunicação Espiritual (GCE) e Lar Dom Ignácio de Loyola, Projeto Rodando com Tampinhas.

Confira a programação das oficinas:

07/11 – 15h

Supermercado Bramil Itamarati

Cozinha Italiana – Peposo Toscano

Chef Valéria Dutra (Restaurante Estação 1001 – Brejal)

07/11 – 19h

Toyoserra

Oficina de Rinderroulade (Roulade)

Um prato típico Alemão e Austríaco com a Chef Valéria Dutra (Restaurante Estação 1001 – Brejal)

08/11/2019 – 13h às 14h

Senac

Aula Show Portugal com o chef Danio Braga

08/11 – 15h às 16h

Senac

Aula Show Alemanha com o chef Cristophe Lidy

08/11 – 15h

Supermercado Bramil Itamarati

Cozinha Italiana – Espaguete a Carbonara

Mamma Mia, Espaguete a Carbonara – Chef Marcelo Rixhon

08/11 – 17h às 18h

Senac

Aula Show Itália com a chef Silvana Bianch

09/11 – 14h

Supermercado Bramil Itamarati

Oficina Kids – Colocando a mão na massa: preparando pizza

Chef Alice Carolina Cox

09/11 – 16h

Supermercado Bramil Itamarati

Cozinha Portuguesa – Bacalhau à Brás

Oliveiras a 4 mãos – Chef Giuliana Oliveira e Vera Oliveira

14/11/2019

15h

Supermercado Bramil Itamarati

Cozinha Alemã – Eisbem com Chucrute e Purê de Maça

Chef Marco Barbatti

15/11 – 14h

Supermercado Bramil Itaipava

“Vem chegando o Natal”

Arrumação de Mesa Natalina com Marília Mills

15/11/2019 – 17h

Shopping Itaipava

Cozinha Germânica

O Chef Fred Tibau, renomado profissional que durante longo tempo esteve a frente do Programa Estrelas – Rede Globo, hoje chef da Nestlé, ensinará o preparo da Torta Floresta Negra.

16/11 – 14h

Arcádia Mall

Cozinha Alemã

Falscher Hase. Que significa falsa lebre. Um deliciosobBolo de carne com o Chef Antônio Barcellos.

16/11 – 15h

Arcádia Mall

Cozinha Alemã

Apfelstrudel. Strudel de maçã, com o Chef Fabio Derli.

16/11 – 15h

Shopping Vilarejo Itaipava

Cozinha Germânica

Strudel – Oficina Arosa com a Chef Patrícia Moreira

16/11/2019 – 17h

Shopping Itaipava

Cozinha Germânica

Preparo de cuca, tradicional iguaria, herança dos antepassados germânicos. Um mix da receita tradicional, adaptada aos dias de hoje. Enquanto ensina a receita, a Sra. Neyse Lioy, contará casos pitorescos da chegada dos colonos.

 

Amou?

Então venham curtir essa maravilha com a gente aqui na Serra!

Aguardamos vocês.

Até.

Share this post